quinta-feira, 18 de julho de 2013

A nova mídia participativa: midiaNinja é Facebook + Twitter + YouTube

Domingo, 30 de junho de 2013. Final da Copa das Confederações. Dentro do Maracanã o Brasil enfrentava a Espanha. Enquanto isso, do lado de fora, milhares de manifestantes bradavam gritos de ordem contra a corrupção e o mau uso do dinheiro público. Para boa parte da população brasileira, o evento mais importante daquela noite não era o jogo de futebol.

Inacreditavelmente, nenhuma emissora de televisão cobria o fato. Algo de tamanha importância para o país acontecendo e, mesmo assim, nenhum dos 200 canais das operadoras de tv a cabo estava mostrando com destaque o que acontecia do lado de fora do estádio.

Ficou a percepção de que, não apenas o governo deixou de representar o povo que o elege, mas também que os meios de comunicação tradicionais não cumprem mais o papel de informar.

Algo precisava ser feito. E foi. Se a televisão não mostrava mais o que o espectador deseja acompanhar, então o próprio povo, ele mesmo,  solucionou a questão (o que, aliás, têm se mostrado parecer uma tendência).

Rapidamente organizou-se uma rede de informação com transmissão ao vivo. Pessoas em todo o Brasil montaram uma mídia independente, utilizando seus smartphones para filmagem dos eventos de manifestação que estão ocorrendo no país, com transmissão pela Internet.

Chamou-se esta nova mídia de "midiaNinja" - acrônimo para  Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação”.

Hoje, toda vez que ocorre um evento em alguma cidade do país, há um ninja filmando e transmitindo. O que significa que agora o cidadão tem poder de escolher assistir o que está acontecendo de fato no Brasil.

Há duas formas de assistir às transmissões. Ou através de um computador com acesso à Internet, pelo site http://twitcasting.tv/ que conta com vários canais de transmissão de protesto. Basta acessar o site e utilizar sua ferramenta de pesquisa digitando "midiaNinja". Alguns exemplos de canais são:


A outra maneira de assistir aos protestos de qualquer lugar é através de um aplicativo para celular que pode ser baixado do Google Play Store. Basta clicar no ícone do Google Play Store do smartphone, clicar na lupa para pesquisa e digitar "twitcasting". Aparecerão aplicativos para assistir ao vivo fatos que pessoas registram com o celular.

A grande vantagem do aplicativo twitcasting para celular é que é possível assinar os canais que se deseja assistir e então o aplicativo avisará sempre que ele estiver transmitindo.

O filósofo francês Pierre Levy teorizou em seu livro "Cibercultura" que o surgimento da tecnologia da Internet junto com o advento das redes sociais, traria à tona uma grande mudança no mundo como conhecemos, em função da democratização da informação.  Carlos Nepomuceno (http://nepo.com.br/), jornalista e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, acrescentou à teoria a questão do aumento na população mundial, fato que exige novas soluções para os antigos problemas.

Se o advento do Facebook e do Twitter provocaram o que se vê nas ruas hoje, o que há de se esperar do futuro considerando esse novo ingrediente, o da informação chegando ao vivo ao espectador, sem edição, e com comentários de outros espectadores em tempo real, na mesma tela?

Se me pedissem hoje uma definição do twitcasting ou do midiaNinja, eu diria que é "o Facebook com esteróides", ou "o resultado da soma do YouTube, Facebook e Twitter".

Está-se, de fato, entrando em um novo capítulo da história. Para quem acha que o país continua o mesmo, ou que "o gigante voltou a dormir",  recomendo uma segunda análise.

Essa nova ferramenta: a transmissão ao vivo e independente dos fatos, comentada e compartilhada, mudarão definitivamente o mundo como conhecemos. Talvez bem antes do que imaginávamos.



2 comentários:

  1. Mìdia ninja mostra o que a mídia convencional esconde maquia ou mascara.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente. Nunca ficou tão claro que a programação da TV é mera distração... Informar é o que eles menos fazem.

    ResponderExcluir